sexta-feira, 18 de setembro de 2009

A MINHA TERRA



A terra onde nasci
É um encanto de verdade
Com o passar dos tempos
Passou de Vila a Cidade
.
No parque reina a frescura
Os limonetes são apreciados
Os eclaires tem muita procura
Mas os Jesuítas são os mais procurados
.
Rio que tinha beleza
Água clara que dava gosto
Agora é tinta pelas descargas
Que me causam tanto desgosto
.
Linda igreja conventual
A fonte dos cãezinhos a jorrar água
Belas estátuas nos jardins
O escudo da Cidade na relva molhada
.
Tem os bombeiros amarelos
Para a Cidade tranquilizar
Mas também tem os vermelhos
Sempre prontos a ajudar
.
Um lindo salão de chã
Onde dava gosto lanchar
Os jardins tão bem tratados
Onde as crianças podem brincar
.
Um lar para velhinhos
Hospital e Centro de Dia
Um campo de futebol
Que nos deu muita alegria
.
Minha Cidade querida
Tens o belo Hotel Cidnay
A famosa Escola Agrícola
Uma feira semanal
.
O ex-libris da Cidade
É o fogo preso junto à ponte
São lembranças que tenho
Frescas como a água da fonte
.
Esta é a minha Cidade
Desculpem a ousadia
Santo Tirso é afinal
A mais bela de Portugal

F.Campos

44 comentários:

Graça Pereira disse...

Uma bela homenagemá tua terra, Também gosto muito de Santo Tirso, há já algumtempo que não vou lá. Tenho um selo no meu blog parati comemorativo das 25.000 visitas e está á tua espera com todo o carinho. Umbj Graça

tossan® disse...

Um poema muito bonito,interessante e que descreve muito bem vossa cidade.
Parabéns que Deus te abençoe grandemente. Beijo

Vivian Sbrussi disse...

=D

_/\_ _/\_ _/\_ _/\_ _/\_ _/\_ _/\__/\_
>,"<>,"< >,"<>,"<>,"<>,"< >,"<>,"<>,"< >,"<

CONTINUE ANDANDO

Às vezes o caminhar é lento,
mas o importante é não parar.
Mesmo um pequeno progresso é um avanço na direção certa.
E qualquer um é capaz de fazer um pequeno progresso.
Se você não pode conquistar algo importante hoje,
conquiste algo menor.
Pequenos riachos se transformam em rios poderosos.
Continue em frente.
O que de manhã parecia fora de alcance,
pode ficar mais próximo à tarde se você continuar em frente.
O tempo que usar trabalhando com paixão
e intensidade aproximará você do seu objetivo.
É bem mais difícil começar de novo se você pára completamente.
Então, continue em frente.
Não desperdice a chance que você mesmo criou.
Existe algo que pode ser feito agora mesmo, ainda hoje.
Pode não ser muito, mas fará com que continue no jogo.
Caminhe rápido enquanto puder.
Caminhe lentamente quando for preciso.
Mas, seja o que for, continue andando.

(autor desconhecido)

Bjus no seu ♥
ღViViAn\\(^_^)// Sbrussi

_/\_ _/\_ _/\_ _/\_ _/\_ _/\_ _/\__/\_
>,"<>,"< >,"<>,"<>,"<>,"< >,"<>,"<>,"< >,"<

Sonia Schmorantz disse...

Que jeito bom de ir conhecendo as cidades!
Um abraço, lindo final de semana

marcelo dalla disse...

Olá querida! Que vontade de conhecer sua cidade!!! quem sabe um dia?
bjos e bom fim de semana!

lia disse...

Desconheço essa terra... eu desarraigada eterna da terra, que chama "terra minha" ao chão que planto de flores e cheira a molhado quando amassando entre os dedos, lhe sinto o quente mãe. Essa será sempre a minha terra.

Ricardo Calmon disse...

Que belo,referendar torrão natal seu,a nostalgia dos inesquecíveis logradouros,cada um,com "takes cinematográficos do doce passado de vida sua"!
Vontade enorme de em garrafa entrar,com hermética de cortiça rolha e entre oceanos e ondas,te visitar ,linda família sua conhecer,flores em girassois a todos ofertar,e com um du Port Vin,brindar VIDA SUA!
Bzu mãos suas,amiga madrinha caríssima!

Viva Vida!

GRAÇA disse...

Boa tarde!
Um lindo poema para tua terra(Santo Tirso) é pena que aos poucos vão lhe tirando a beleza natuaral,o que infelismente acontesse com muitas outras terras!!!!!
Bom fim de semana.
Ron rons da Kika

sonhos/pesadelos disse...

como sempre, orgulho estampado na escrita!
bjs endiabrados e perdão pela ausência...

Vivian Sbrussi disse...

Olá querida amiga!

Adorei a sua visita em meu blog e por isso vim lhe oferecer um selinho com muito carinho...

link: http://viviansbrussi.blogspot.com/2009/09/roubei-as-palavras-da-sueli-este-mega-e.html

espero que goste!
um ótimo fds!
=D

Silvana Nunes .'. disse...

Linda foto, lindo poema e lindo jogo de cores.
saudações Florestais !

Simplesmente eu disse...

Belo poema :)

Embora eu concorde com José Régio:

"Vila do Conde, espraiada
Entre pinhais, rio e mar!
- Lembra-me Vila do Conde,
Já me ponho a suspirar."

Ou não fosse Vila do Conde a minha cidade.

Um beijo

Ps: É bom gostarmos do que é nosso. Falta nos orgulho no Portugal que temos. Não é perfeito? Não, não é. Mas passa por todos nós mudar o que está menos bem.

graciete disse...

Oi linda que delicia fazer um poema á cidade, e quem melhor do que os seus habitantes para fazer tal proeza.
Agora só falta que nós consigamos eleger um primeiro ministro que faça também alguma coisa por nós.
Beijinho em seu coração

♥ ♥ Eu disse...

Kotta,

linda homenagem a sua cidade, não conheço, mas pela descrição e pelo amor q vc tem por ela se percebe q é muito especial.

beijinhos carinhosos e lindo domingo!

▒▓█► JOTA ENE disse...

ººº
PASSEI PRA DESEJAR BOM F-D-S

Rosan disse...

Kotta,
Tua terra é linda isso não discuto, concordo plenamente.
Tem um selinho para ti na barra lateral do meu blog é o presente
nº 4.
Sinta-se a vontade para retirar ou não.
Beijo

Davi Machado disse...

é um belo poema!
cantar a terra natal é um dom, nem todos fazem isso com tamanha maestria! ficou demias!

ps.: tem um selo para você em meu blog, dê uma olhadinha!

bjs

Menina do Rio disse...

Uma homenagem linda, à tua cidade.
Fica com um beijo de boa semana, querida

Maria José disse...

A sua cidade é mesmo muito linda. Pode ter orgulho dela. Dá vontade de ir visitá-la. Quem sabe, um dia... Beijos.

Judite (Dite) disse...

Aqui está uma bela maneira de elogiar a cidade onde vive.
Já lá fui algumas vezes e fui muito bem recebida.
Um beijo,
Judite

BELEZA DA MULHER MADURA disse...

Amiga,adorei seu comentário.
Eu tive realmente umas reviravoltas porque não tinha o menor conhecimento.
Sou como você:uma pele maravilhosa,assumi meus 10 quilinhos a mais e nunca foi gorda mesmo!Fiquei até bem mais cheinha.
(Risos)
Hoje estou mais ainda de bem com a vida!
Bjsss...milll

RosanAzul disse...

Olá Kotta! Como vai??
Parabéns por tão lindo escrito homenageando tua cidade! Parabéns!
Saudade de vc!! Ando meio sumida, devendo visitas ao teu e demais blogs que sigo. Mas é a correria que estou no trabalho. Me perdoe a ausência ainda que involuntária!
Um grande abraço azul pra ti! RosanAzul.

RosanAzul disse...

Olá Kotta! Como vai??
Parabéns por tão lindo escrito homenageando tua cidade! Parabéns!
Saudade de vc!! Ando meio sumida, devendo visitas ao teu e demais blogs que sigo. Mas é a correria que estou no trabalho. Me perdoe a ausência ainda que involuntária!
Um grande abraço azul pra ti! RosanAzul.

Rafeiro Perfumado disse...

Lá gira até é, agora a mais, não concordo. Ao pé de Sintra, Santo Tirso até devia mudar de religião! ;)

Beijocas!

Carla disse...

Olá,eu também sou de Santo Tirso embora more em Vila do Conde desde que casei, há dez anos. Gostei imenso das quadras que lhe dedicou, até porque fala tão bem dos sítios marcantes da nossa terra! Eu nasci no Hospital de Sto Tirso, eu namorei muitas vezes junto à Casa da Chá, eu casei no Mosteiro de S. Bento e quis que o meu filho nascesse em Sto Tirso.
Quando li as quadras senti que estava realmente em Santo Tirso, tal é o poder das palavras... Obrigada por este momento.
Deixo desde já o convite para visitar o meu blogue www.tatuagens-carla.blogspot.com
Bjs

MEUS PENSAMENTOS disse...

é bom termos orgulho de nossa terra isso é maravilhoso um bjo kotta!obrigada pela visita!

"Minhas Palavras" disse...

É sempre gostoso lembrar da terra em que nascemos, do lugar que vivemos, onde brincamos, vivemos nossa ingenuidade...


Abraços

Wanderley Elian Lima disse...

Oi Kotta, achei lindo a forma que falou de sua terra, como era e como é hoje.
Tenha uma linda semana.
Beijos

lembrando Quintana disse...

Descrevendo assim a cidade, dá até vontade de morar nela.
Lindo, o que escreveu!
Bjs

Pena disse...

Notável Poetiza Amiga:
Um poema delicioso sobre a sua terra que ama.
Brilhante. Doce. Lindo.
Parabéns sinceros.
Vale ouro puro.
Com respeito e estima enormes.
Beijinhos amigos pela ternura fabulosa que mora em si.
Maravilhado por tanta delícia do seu sentir.

pena

OBRIGADO pela simpatia e amabilidade no meu blogue.
Adorei, extraordinária amiga de sonho.
Bem-Haja, pelo seu talento ímpar de talento.

A Magia da Noite disse...

a nossa terra será sempre especial, porque será sempre a NOSSA terra.

marcu disse...

Cu multa placere.Imi place blogul tau.

Mariana disse...

Vim agradecer a tua visita. E descubro que tu moras num paraíso.
És uma privilegiada.
Tenhas uma semana produtiva e iluminada.
bjs

PEKADUS disse...

KOTTA..

Eu sou suspeito para falar de cidades..eu amo o nosso Portugal,de norte a sul,ilhas e arredores..todas as cidades,vilas,aldeias,são únicas por cá..

Acho que já por cá tinha passado,hoje linkei-te..

Só mais uma coisinha..

"Sou sensível porque sou peixes,lutadora até conseguir o que quero,a palavra certa é suficiente para me dar coragem."

Somos Peixes..e tudo está dito..

Permite-me deixar um bjo..em ti..

Sandra disse...

Vim convidar vc. para...
Amanhã, 22 de Setembro, conto com a sua presença na CURIOSA, para comemorarmos juntos esta data tão importante para mim.
Pode vim. Vai ser uma linda FESTA.
O CONVITE convite está feito.
DATA: 22.de Setembro.
local:BLOG DA CURIOSA.

COM MUITO CARINHO.
SANDRA

Maria José disse...

É verdade, Kotta. Ninguém pode amar, se não se amar, porque ninguém pode dar aquilo que não tem. Beijos, amiga.

Déia disse...

Que bela homenagem!
Quem sabe um dia, poderei conhece-la!

Vontade ja deu! rs
bj

Emília Pinto e Hermínia Lopes disse...

Oi Kitta. Fiquei muito feliz por saber que somos vizinhas; vou muitas vezes a St. Tirso passear, tomar um cafézinho; já fui também comer às tasquinhas umnas duas vezes. Eu sou de V. N. de Famalicão e moro mesmo em frente à camara municipal. Quem sabe um dia não nos encontramos????. Um beijinho e parabéns pela maneira como cantou a sua cidade
Emília

♥ ♥ Eu disse...

Boa noite amiga,

não sei se falamos da mesma planta, aqui no Brasil é conhecida como boldo e suas propriedades medicinais são recomendadas para o fígado, usa-se em chás ou macerada ...alcança uma boa altura e em suas folhas há uma certa penugem e tem um sabor muito amargo.

A q vc me disse é assim?

grande beijo e noite lindinha prá vc!

Ava disse...

Que lindo essa Ode a sua cidade!

A poesia enchendo a alma de emoção...

Lindo demais!


Beijos!

Sonia disse...

Amiga,passei para te deixar um beijinho.
Amei a música!
Triste é eu virar de costas,o último adeus..."
Lindaaa...letra e música!
Minha comadre com o esposo moram em Montalegre e ontem fui jantar com eles porque estão aqui a passeio.Falei de você e sobre o que escreveu sobre a sua pequena cidade.
Bjsss...milll...

Estela disse...

Que linda é sua cidade! Então fica mais linda pelo olhar do coração.
Bjs.

Kotta1947 disse...

Sinto-me emocionada com tantas provas de carinho. Para todos o meu agradecimento e beijinhos.

Joana disse...

Ola kotta ;)
eu também tenho algumas recordações de Sto. Tirso mas nada comparado com as tuas memórias.
Os jesuitas sao muito bons mas o que eu mais gosto sao aquelas pizzas feitas a lenha :P
Mais uma vez um lindo poema.

Continuas a surpreender-me...